Função do Fisioterapeuta no TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) Infantil










O autismo é uma doença que vem sendo estudada há cerca de 60 anos e, foi descrita pela primeira vez em 1943, pelo médico Leo Kanner. Trata-se de um transtorno invasivo do desenvolvimento que pode ser identificado antes dos três anos de idade. As principais características consistem em comportamentos repetitivos, estereotipados, limitações de atividades e interesses, comprometimento no desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, déficit quantitativo na interação social e comunicação.

Entre os especialistas, existe um consenso de que o Autismo é decorrente de uma série de disfunções do Sistema Nervoso Central (SNC), levando, assim, a uma desordem em diversas áreas da criança. Estu‑dos de neuroimagem e autópsias apontam uma va‑riedade de anormalidades cerebrais em indivíduos autistas, como, por exemplo, tamanhos anormais das amígdalas, hipocampo e corpo caloso, matu‑ração atrasada do córtex frontal, desenvolvimento atrofiado dos neurônios do sistema límbico e pa‑drões variados de baixa atividade em regiões ce‑rebrais diversas, como o córtex frontal e o sistema límbico

O fisioterapeuta tem como objetivo trabalhar aspectos motores, sensório-motores, tônus global, tônus postural, coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, planejamento motor, esquema corporal e imagem corporal, bem como regulação sensório-motora e engajamento juntamente com a equipe interdisciplinar que atende o paciente com TEA sempre respeitando as suas individualidades, promovendo, assim, a formação dos alicerces para as competências sociais, emocionais e intelectuais destas crianças.

Tendo como pressuposto que todo processo cognitivo é resultado de um bom desenvolvimento motor, se torna elementar a presença do fisioterapeuta para o tratamento de sucesso dos pacientes com TEA. É de extrema importância que o profissional componha também a equipe de avaliações diagnósticas desse paciente, tendo em vista que nos primeiros anos de vida não há um diagnóstico fechado, somente suspeita, sendo o trabalho do fisioterapeuta nessa fase inicial de suma importância para todo o desenvolvimento motor da criança.

Quer ter mais conhecimento sobre como cuidar de alguém com Autismo?

Curso Online - ABA E AUTISMO - Trabalhando habilidades e comportamentos fundamentais para favorecer o desenvolvimento  foi pensado a partir da necessidade de muitos profissionais da área da saúde, da educação e familiares que buscam conhecimento com o objetivo de ofertar condições mais favoráveis de aprendizado para ajudar seus pacientes, alunos e filhos com diagnóstico de TEA- Transtorno do Espectro Autista a se desenvolverem da melhor forma possível. Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.