Fisioterapia Neurológica em Idosos









Na fisioterapia gerontológica direcionada para idosos com disfunções neurológicas o objetivo principal é oferecer ao paciente formas de conseguir um maior grau de independência.

As patologias neurológicas mais comuns nos idosos são o AVC (Acidente Vascular Encefálico), Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer e cada uma apresenta particularidades, fazendo com que o tratamento nesses casos seja bem diferente.

No AVC é preciso trabalhar para manter a independência funcional e qualidade de vida com as limitações que foram causadas pelas sequelas da doença, que geralmente são a hemiplegia e ou hemiparesia.

Nesses casos é importante trabalhar o fortalecimento muscular e as mobilizações articulares, para manutenção da saúde das articulações. Técnicas de diminuição da espasticidade também são indicadas para auxiliar na reabilitação.

Na Doença de Parkinson o objetivo principal é tratar os distúrbios apresentados pelo paciente, adiando possíveis complicações causadas pela progressão da doença.

No Mal de Alzheimer é preciso manter o idoso em atividade e com maior independência possível, respeitando as limitações das fases da doença e prevenindo complicações.

Existem doenças que levam o paciente a incapacidades, e os fazem ficar acamado por dias, meses ou anos.  Alguns cuidados especiais devem ser tomados, seja no hospital ou no domicílio. O idoso para ser considerado frágil precisa apresentar três ou mais critérios que foram citados acima, podendo estar ele acamado ou não, ou vir a ficar. Já o paciente dependente é aquele que necessita de ajuda, podendo ser ajuda parcial ou total para realizar suas atividades de vida diária (como alimentação, higiene, vestuário, transferências e locomoção).

O objetivo geral da fisioterapia em pacientes frágeis, dependentes, e consequentemente, acamados, é evitar os efeitos deletérios do imobilismo, e recuperar a função, se possível, de acordo com a condição clínica do idoso. A fisioterapia motora poderá incluir exercícios de alongamento muscular, mobilização articular, dissociação de cinturas escapular e pélvica, estimulando atividades como rolar, sentar, e levantar, prevenindo o aumento rigidez articular e atrofias musculares. A fisioterapia respiratória também é de extrema importância para prevenir complicações pulmonares.

Na Fisioterapia para idosos é muito importante levarmos em consideração presença ou ausência de doença, e nível de independência e autonomia que ele apresenta. Tudo sobre Fisioterapia Gerontológica se mostra eficiente para a manutenção e melhora da capacidade funcional, aumentando a qualidade e a perspectiva de vida, pois enxerga todos os aspectos que envolve o idoso.

Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.