Lesão do nervo ciático pós-artroplastia de quadril











O nervo ciático é o nervo mais comprido do corpo humano sendo formado a partir das raízes medulares de L2 a S1 (que emergem da coluna), passa pelo plexo lombossacro, desce pela coxa e na perna dá origem aos nervos peroneal, sural e tibial. O termo "dor ciática" muito usado popularmente é bastante errôneo, pois não designa todas as dores da perna, e sim a dor localizada na região posterior do membro inferior. A causa da dor ciática em grande parte e relacionada a lesão de uma das raízes de L5 ou S1 por associação variável de hérnia de disco, artrose e estenose da canal medular; desta forma o que se chama de dor ciática é dor relacionada a uma das 5 raízes do nervo.

Na atualidade a lesão mais comum deste nervo ocorre como complicação da cirurgia de artroplastia de quadril, na qual, a cabeça do osso fêmur é substituida por uma prótese metálica. Embora esta cirurgia tenha resultados excelentes, ela apresenta esta complicação em 1%  a 3% dos pacientes. Em geral os sintomas iniciam-se já no pós operatório consistindo nos casos mais graves de de fraqueza posterior da coxa e perna e hipoestesia (adormecimento) em toda a perna poupando a região anterior. Nos casos mais leves as manifestações clínicas são mais tardias, predominando déficit motor e sensitivo na lateral da perna e dorso do pé.

A etapa mais importante no tratamento está sendo feita com melhoria nas técnicas cirúrgicas, identificação dos fatores de risco, etc, fatos que devem levar a uma redução nas sequelas no futuro.

No tratamento conservador na fisioterapia deve-se priorizar fortalecimento da musculatura posterior da coxa, perna e pé, evitar contratura muscular, manter  a amplitude dos movimentos articulares e uma ortese para manter a estabilidade do pé (caído); dor neuropática não é raro e se necessário o tratamento é aquele estabelecido para dor neuropática em geral.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.