Lesão do nervo ciático pós-artroplastia de quadril











O nervo ciático é o nervo mais comprido do corpo humano sendo formado a partir das raízes medulares de L2 a S1 (que emergem da coluna), passa pelo plexo lombossacro, desce pela coxa e na perna dá origem aos nervos peroneal, sural e tibial. O termo "dor ciática" muito usado popularmente é bastante errôneo, pois não designa todas as dores da perna, e sim a dor localizada na região posterior do membro inferior. A causa da dor ciática em grande parte e relacionada a lesão de uma das raízes de L5 ou S1 por associação variável de hérnia de disco, artrose e estenose da canal medular; desta forma o que se chama de dor ciática é dor relacionada a uma das 5 raízes do nervo.

Na atualidade a lesão mais comum deste nervo ocorre como complicação da cirurgia de artroplastia de quadril, na qual, a cabeça do osso fêmur é substituida por uma prótese metálica. Embora esta cirurgia tenha resultados excelentes, ela apresenta esta complicação em 1%  a 3% dos pacientes. Em geral os sintomas iniciam-se já no pós operatório consistindo nos casos mais graves de de fraqueza posterior da coxa e perna e hipoestesia (adormecimento) em toda a perna poupando a região anterior. Nos casos mais leves as manifestações clínicas são mais tardias, predominando déficit motor e sensitivo na lateral da perna e dorso do pé.

A etapa mais importante no tratamento está sendo feita com melhoria nas técnicas cirúrgicas, identificação dos fatores de risco, etc, fatos que devem levar a uma redução nas sequelas no futuro.

No tratamento conservador na fisioterapia deve-se priorizar fortalecimento da musculatura posterior da coxa, perna e pé, evitar contratura muscular, manter  a amplitude dos movimentos articulares e uma ortese para manter a estabilidade do pé (caído); dor neuropática não é raro e se necessário o tratamento é aquele estabelecido para dor neuropática em geral.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional

  • Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Exercícios Físicos no Controle da Dor
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.