Fisioterapia nas alterações motoras do Alzheimer







 O que você deve saber sobre doenças neurológicas? – SÃO LUCAS

O Alzheimer constitui uma patologia predominantemente cognitiva, mas também está associada a dificuldades motoras. Estas são muitas vezes desvalorizadas, por se pensar que estão unicamente relacionadas com o avançar da idade.

As 3 principais alterações motoras associadas ao Alzh sãoeimer: alteração do padrão de marcha, diminuição do equilíbrio e diminuição da mobilidade. Vamos falar de cada uma delas:

Alterações da Marcha

A marcha por si envolve a integração da atenção, do planeamento, da memória anterior e de um processo cognitivo-motor. Com a demência surgem alterações nas funções cognitivas frontais que contribuem para as alterações na dinâmica da marcha.

As principais alterações na marcha são a diminuição do comprimento do passo e a diminuição da velocidade na marcha.

Estas alterações surgem, em cerca de 50% dos casos, três anos após o diagnóstico, sendo que em fases mais avançadas as pessoas podem perder a capacidade de andar.

As alterações na marcha contribuem para o surgimento de quedas, sendo necessário por vezes adoptar um auxiliar de marcha (ex: tripé ou andarilho). É também fundamental o ensino aos cuidadores e familiares de estratégias de segurança durante o acompanhamento na marcha.

Diminuição do equilíbrio

A diminuição do equilíbrio é um problema comum nesta população e é o principal factor do aumento do risco de queda. Uma queda pode originar a sensação de medo, um declínio da actividade física, diminuição da mobilidade geral e perda de independência, aumentando assim a necessidade dos cuidados prestados por parte dos cuidadores.

Diminuição da mobilidade

A diminuição da mobilidade surge a nível geral e caracteriza-se pela lentificação do movimento (bradicinesia). Este facto contribui para uma diminuição da funcionalidade, surgimento de sedentarismo e diminuição da independência nas actividades do dia-a-dia.

Dor

A dor é um problema real, sendo que as pessoas com demência possuem uma maior dificuldade em reconhecer e comunicar a dor, sendo por isso importante estar atento aos comportamentos sugestivos de dor (expressão facial, linguagem corporal e vocalizações negativas).

A fisioterapia é a principal área responsável por intervir nestas alterações, sendo o seu principal objetivo manter a máxima funcionalidade e independência, de forma a facilitar as atividades de vida diária, durante o maior tempo possível e lidar com as alterações motoras que possam surgir da demência e do avançar da idade.

Para além disso, tem também um papel fundamental no ensino aos cuidadores e familiares de dicas a adotar em casa para a promoção do exercício físico e na prevenção e redução do risco de quedas, bem como o surgimento de dor e outras complicações motoras.


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.