Fisioterapia Neurológica Infantil



A fisioterapia infantil é um tratamento de grande importância, visto que as interações com o meio ambiente e as interações funcionais entre os diversos segmentos do corpo, afetam o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

As intervenções destinadas a manter o comprimento normal dos músculos, são capazes de evitar as deformidades ósseas devidas à solicitação anormal, exercida pelos tecidos moles não distensíveis, sobre o osso em fase de crescimento.

As patologias neurológicas podem ser encontradas em qualquer idade, fazendo com que o público seja o mais diversificado. 

As patologias congênitas apresentadas são diagnosticadas desde a fase intrauterina ou após os primeiros meses de vida.

Dentre as alterações mais recorrentes, podemos citar: hidrocefalia, microcefalia, mielomeningocele, síndrome de West, síndrome de Lennox-Gastaut, Distrofia muscular de Duchenne, síndromes miastênicas, miopatia congênita, síndrome de Guillain-Barré, patologias neurodegenerativas, AVC infantil, paralisia cerebral, encefalopatia hipóxico-isquêmica, lesão de plexo braquial, etc.

Também podemos citar as patologias neurológicas de origem traumática, como o traumatismo crânio-encefálico, trauma raquimedular, etc.

A estimulação precoce relacionada ao retardo no desenvolvimento neuropsicomotor também fazem parte da fisioterapia na neuropediatria.

Devido à importância de manter as funções do sistema nervoso em sua integridade, a fisioterapia buscará devolver o máximo de funcionalidade e independência ao paciente, podendo recuperar parcialmente ou totalmente as funções.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.