Fisioterapia Neurofuncional no Hospital







 


A Fisioterapia Neurofuncional é um grupo de intervenções para contribuir para o reestabelecimento das condições cerebrais, do tronco encefálico, das junções neuromusculares, dos nervos periféricos e da medula.

Para isso, são aplicadas técnicas como eletroestimulação, atividades manuais, repetição de movimentos e atividades para enrijecer os músculos.

A atuação da fisioterapia neurofuncional em hospitais deve ser norteada pela avaliação fisioterapêutica. Ela representa uma das ações mais importantes do profissional. Classicamente subdivida em anamnese e exame físico, é através dela que o profissional se torna apto a prescrever e delinear objetivos intervencionistas. Em uma situação complexa e delicada que envolve os métodos e técnicas de avaliação no paciente, a doença apresentada, embora relevante para definição da conduta a ser desenvolvida pelo profissional, consiste em apenas um dos dados registrados durante a anamnese e não deve ser utilizada de forma exclusiva para nortear a assistência

O principal objetivo é melhorar as funções sensoriomotoras em pacientes das mais variadas idades. Para isso, o especialista estuda o caso e programa uma série de exercícios e estímulos para reativar a sensibilidade do corpo.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que tem um AVC e passa a apresentar dificuldades para andar, comer, escovar os dentes ou até mesmo para pentear os cabelos. Nesses casos, o fisioterapeuta neurofuncional monta uma agenda para a recuperação e acompanha passo a passo a evolução do paciente.

Em alguns casos, é possível recuperar a função do corpo perdida ou afetada completamente. Em outros, a pessoa terá que se adaptar a uma nova realidade para o resto da vida (como quem fica paraplégico). Existem ainda doenças incuráveis para as quais o profissional age com medidas paliativas, isto é, ele vai contribuir para diminuir ou retardar os danos da enfermidade.

Veja a seguir em quais doenças e casos a Fisioterapia Neurofuncional é necessária:

  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Hidrocefalia;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Derrame e paralisia cerebrais.
No dia a dia prático, a Fisioterapia Neurofuncional Hospitalar tem início a partir de uma queixa revelada pelo paciente e seu médico. A partir desses primeiros relatos, o fisioterapeuta traça o plano de reabilitação, depois da avaliação realizada. 

Geralmente, a rotina do profissional está ligada a:

  • ensinar a usar a cadeira de rodas e o andador;
  • passar exercícios para melhorar a coordenação motora (como pegar objetos, erguer os braços, escrever à mão, digitar no computador, levantar e sentar etc.);
  • trabalhar para realinhar a postura.

De acordo com o COFFITO, para ser um especialista de alta qualidade, é necessário domínio dos conteúdos de Anatomia Humana, Fisiologia, Patologia, Farmacologia, Semiologia do Sistema Nervoso, Biomecânica, Órteses e Próteses, bem como o entendimento sobre os conceitos de ética, moral e de humanização.

É importante ressaltar que, tendo em vista o cumprimento de todos estes requisitos, são oferecidas periodicamente aos fisioterapeutas as "provas de título", realizadas em grandes eventos que envolvam a fisioterapia, as quais o profissional é submetido para de fato ser reconhecido como especialista em âmbito nacional.

Saiba mais sobre o Ebook Fisioterapia Hospitalar Completa

Com o intuito de ajudar os fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia a atuar dentro de um Hospital, o ebook Fisioterapia Hospitalar Completa foi elaborado por uma fisioterapeuta que escolheu tópicos com diversos assuntos que vão ajudar demais a quem lida com Fisioterapia Hospitalar. Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional

  • Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Exercícios Físicos no Controle da Dor
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.