Saiba mais sobre a Mobilização Neural









Fisioterapeutas dedicados a abordagens mais explorativas conseguem reconhecer que o corpo humano é todo interligado, que sofre forte influência das emoções e está sob a regência do sistema nervoso; que, além de todos os comandos emitidos, implica em lesões micro silenciosas até então pouco discutidas.

Sempre soubermos tratar e avaliar muito bem as grandes lesões nervosas, porém o que pouco foi discutido é a importância da análise das lesões nervosas menores, que são causadores de dor e falta de movimento, sendo tão restritivas quanto as maiores.

A mobilização neural tem como principal campo de atuação as interfaces mecânicas, que são as zonas de contato estreito entre os diferentes tecidos neural e conjuntivo. Estas zonas existem ao longo de todo o percurso de um nervo desde sua origem até a extremidade final, onde o mesmo pode estar mais hipomóvel ou mais fixo do que em outras zonas. A deformação mecânica e diminuição da mobilidade presentes no sistema nervoso são as causas que prejudicam a integridade do mesmo, e é exatamente nestes fatores que a mobilização neural atua.

A mobilização neural é uma técnica pouco conhecida no meio fisioterápico, porém de grande valia profissional. Ela trata as disfunções da biomecânica do tecido nervoso, que de forma direta ou indireta, é sempre afetada em lesões musculares ou articulares.

São diversas as formas de aplicação da mobilização neural, podendo esta ser dividida em mobilização direta, na qual os nervos peri féricos e/ou a medula são colocados em tensão e movimentos oscilatórios e/ou movimentos bre vemente mantidos que são aplicados a eles atra vés das articulações que compõem o trajeto do trato neural; e mobilização indireta, em que os nervos periféricos e/ou a medula são colocados em tensão e movimentos oscilatórios que são aplicados às estruturas adjacentes ao tecido neu ral comprometido. H

As indicações para se realizar a mobilização neural são dor no curso da raiz nervosa, neuropatias periféricas, hérnias de disco, síndrome do túnel do carpo, síndrome do Piramidal, lesões nervos periféricos, síndrome dos escalenos, dores ciáticas e ciatalgias e lombalgias, entre outras. "A principal indicação da mobilização neural é a rotura das adesões, e seus efeitos fisiológicos são: aumento da mobilidade neural; aumento do fluxo sanguíneo; aumento do fluxo axoplasmático; aumento da condução neural; aumento da eficiência do transito de endorfinas; aumento a nutrição do nervo e diminuição da dor

Sistema Nervoso (SN) tem como principal função a condução de impulsos, sendo extremamente dependente da parte mecânica desse sistema e vice e versa. A interligação da função mecânica e fisiológica do SN foi reunida no termo neurodinâmica. Se este sistema está apresentando normalidade neuro dinâmica, significa que suas propriedades me cânicas e fisiológicas estão normais.

 Para finalizar, a Mobilização Neural é um método de tratamento do tecido nervoso que utiliza técnicas de terapia manual aplicada pelo Fisioterapeuta com a finalidade de recuperar o movimento ativo e passivo por meio da melhora da elasticidade do tecido. Conheça o curso Mobilização Neural da Voll, que é excelente para saber mais sobre essa técnica. Clique aqui!


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.