Tipos de Nevralgia








A nevralgia é uma condição caracterizada pela dor aguda, intensa e incessante presente em um ou mais nervos de nosso corpo.

A nevralgia pode ser caracterizada em duas formas: a central e a periférica. A primeira acomete a medula espinhal ou cerebral, enquanto a segunda ocorre nas áreas em torno (periferia) das centrais.

Acesse o blog da Fisioterapia

Existem diversos tipos de nevralgia. Veja:

  • Nevralgia do trigêmeo
  • Nevralgia do trigêmeo atípica
  • Nevralgia occipital
  • Nevralgia do glossofaríngeo
  • Nevralgia pós-herpética.

Conheça elas a seguir:

Nevralgia do trigêmeo

Esse tipo é caracterizado por uma disfunção no nervo trigêmeo, produzindo dor aguda e em forma de pontadas na distribuição de um ou mais ramos desse nervo. As pessoas que mais sofrem com esse problema tem mais de 50 anos e a incidência é de que 155 pessoas são afetadas a cada 1 milhão.

Nevralgia do trigêmeo atípica

A nevralgia do trigêmeo atípica é conhecida por dor facial apenas de um lado podendo até chegar no pescoço. A dor é constante e com sensação de queimação que pode ocorrer em distribuição restrita no início, mas que pode se espalhar para a parte lateral do rosto ainda não afetada. Mulheres deprimidas e que estejam na meia idade são mais susceptíveis ao problema.

Nevralgia occipital

Esse tipo de nevralgia é conhecido pela dor persistente no crânio, com choque elétrico ocasionalmente na distribuição de nervos occipitais.

Nevralgia do glossofaríngeo

Pode ocorrer um déficit de sensibilidade na área que contém nervos glossofaríngeos, causando dor capaz de persistir entre os paroxismos álgicos.

Nevralgia pósherpética

A nevralgia pósherpética costuma afetar idosos, que sofrem com o ramo oftálmico cujas lesões podem se tornar hemorrágiconecróticas, ou pessoas que sejam imunocomprometidas quando a erupção é intensa ou quando parte do nervo trigêmeo está comprometida. É conhecida por surgir em quase 15% dos pacientes que sofrem com herpeszóster.

Nevralgia Intercostal

A neuralgia intercostal é a dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas. Os nervos intercostais podem estar inflamados ou danificados devido a diversas causas, como traumatismos, infecções, danos causados por cirurgia e outras razões.

Nevralgia isquiática (ciática)

O nervo ciático é o maior de todo o nosso corpo. Tem origem na pélvis e depois passa pela nádega inferior e percorre a parte de trás da coxa. Na parte inferior da coxa, ele se ramifica em nervos menores da perna e dos pés.

A neuralgia isquiática, também conhecida como dor ciática, é caracterizada como dor na parte inferior das costas. Causas comuns são hérnia de disco na coluna lombar, estenose espinhal lombar e síndrome do piriforme.

Sintomas de Nevralgia

Os principais sinais e sintomas de nevralgia são:

  • Sensibilidade aumentada da pele ao longo do caminho do nervo danificado, de modo que qualquer toque, mesmo que de leve, possa causar dor
  • Fraqueza ou paralisia total dos músculos pelos quais o nervo passa
  • Dor aguda
  • Dor intermitente ou constante
  • Sensação de queimação na região do nervo danificado

O diagnóstico é dado com dificuldade, pois é preciso encontrar o nervo afetado estimulando a via com danos ou pela falta de falta de identificação da função sensorial. O procedimento mais usado para a nevralgia é a condução nervosa e também a microneurografia, onde o nervo periférico é estimulado e impressões sensoriais do nervo são feitas.


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.