Saiba mais sobre o Tremor Essencial









O tremor essencial (TE) é um distúrbio do movimento que geralmente afeta as mãos, mas também pode afetar cabeça, voz e pernas.

O tremor essencial não é uma doença fatal, mas pode ser um distúrbio gerador de alterações nas condições de vida. Pessoas que sofrem de tremor essencial com frequência perdem a capacidade de desempenhar tarefas simples como dirigir ou ir ao trabalho. Pode ser muito difícil lidar com os sentimentos causados pelo isolamento.

Sintomas

O tremor essencial é caracterizado por um tremor rítmico que ocorre durante o movimento voluntário ou ao manter uma posição contra a gravidade. O tremor essencial é frequentemente diagnosticado de forma incorreta como Parkinson.

Os dois tipos de tremor incluem:

  • Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca
  • Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada

A maioria das pessoas com tremor essencial tem sintomas tanto do tremor postural quanto do tremor de ação.

Causas e Fatores de Risco

O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético. No entanto, mesmo pessoas sem histórico familiar também podem desenvolver o tremor essencial.

Diagnóstico de Tremor essencial

O diagnóstico do tremor essencial é eminentemente clínico, ou seja, depende de uma história e exame físico adequados. Exames podem ser solicitados dependendo de cada caso, por exemplo, quando se pensam em causas secundárias de tremor (doenças da tireoide) ou quando existe dúvida entre tremor essencial e doença de Parkinson (cintilografia cerebral com radiotraçadores para o transportador de dopamina e ressonância magnética de crânio).

Tratamento de Tremor essencial

O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.

Atualmente, existe a cirurgia de estimulação cerebral profunda, semelhante ao que se faz em doença de Parkinson, na qual, para pacientes com tremor essencial refratário, coloca-se um eletrodo em uma região profunda do cérebro (no tálamo) e se transmite corrente elétrica (indolor e imperceptível) a partir de um gerador ("marca-passo") colocado sob a pele (abaixo da clavícula).

A toxina botulínica pode ser injetada no pescoço de pacientes com tremor de cabeça (tremor cefálico).



  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.