Doenças Neurológicas em Idosos
Vários males atingem os idosos. A incidência de doenças da terceira idade vem aumentando progressivamente nas últimas décadas, devido à maior longevidade. Os mecanismos das doenças estão ligados ao próprio envelhecimento do organismo.
Assim, a aterosclerose (endurecimento das artérias) atinge não só os vasos do coração como os de todo o corpo, inclusive do cérebro.
Daí se originam os acidentes vasculares ou derrames, como são comumente conhecidos. As degenerações celulares atingem o neurônio ou célula nervosa, dando lugar a males como o de Alzheimer e o de Parkinson.
Alguns sintomas, embora também surjam em idades mais precoces, alcançam maior prevalência entre os idosos, como os tremores.
As epilepsias podem também acometer a terceira idade, neste caso decorrentes de lesões vasculares cerebrais. As neuropatias ou doenças dos nervos periféricos também têm expressividade nesta faixa etária.
Transtornos da marcha, da visão, da audição e do equilíbrio contribuem para aumentar a incidência de quedas no idoso.
Prevenção
A dieta pobre em gorduras, o fato de não fumar, o beber com moderação, os exercícios físicos, as caminhadas, todas são maneiras de retardar o endurecimento dos vasos e, consequentemente, de evitar o derrame.
Quanto à doença de Parkinson, não se conhece maneira de evitá-la, mas, uma vez manifestada, pode ser tratada com medicamentos e com atividades físicas várias, como dança e hidroginástica. No caso da doença de Alzheimer, a estimulação das atividades cognitivas, como a leitura, a solução de palavras cruzadas, a participação de grupos de terceira idade são formas de retardar as perdas.
O tratamento da doença de Alzheimer tem ganho recentemente novos recursos sob forma de medicamentos como o donepezil, a galantamina, a memantina e a rivastigmina.
No particular do cuidado aos idosos, deve receber especial atenção e destaque a figura do cuidador, que convive dia a dia com a pessoa afetada por esses males e que conhece de maneira detalhada o comportamento do seu paciente
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!