Reflexos arcaicos no desenvolvimento motor normal







http://farm5.static.flickr.com/4079/4785966665_4c17e5b851.jpg

O desenvolvimento motor normal significa um desabrochar das habilidades latentes de uma criança. Os primeiros movimentos, presentes no recém nascido, são bastantes simples e se alteram, tornando-se variados e mais complexos.

Passo a passo, as primeiras aquisições vão se modificando, se elaborando, adaptando-se a padrões mais finos e mais seletivos. Este processo evolutivo dura por muitos anos contudo, são nos primeiros 18 meses que ocorre as maiores e mais rápidas alterações. Entre os 18 meses e os 5 anos de vida, este processo é menos rápido. A partir dos cincos anos, durante a vida escolar , o desenvolvimento continua bem lento.

Todo processo de desenvolvimento motor ocorre no sentido céfalo - caudal e de proximal para distal. No primeiro ano de vida existe uma relação entre as funções que aparecem e depois desaparecem e, a evolução estrutural do sistema nervoso. As funções mais elementares relacionada com estruturas primitivas vão sendo substituídas e/ou inibidas por funções mais elaboradas, coordenadas por sistemas hierarquicamente superiores.

Várias manifestações estarão presentes no recém nascido e poderão desaparecer ou se transformar.

As manifestações permanentes são aquelas que nasce com a criança e ficam presentes na vida, sofrendo apenas alterações evolutivas como, por exemplo: os reflexos incondicionados e as sensibilidades primitivas.

As manifestações transitórias são reflexas, arcaicas, que estão presentes numa certa etapa (desde nascimento) e desaparecem, só reaparecendo em situações patológicas (agressão do sistema nervoso) como, por exemplo: reflexo tônico cervical assimétrico, reflexo moro, reflexo Landau, reflexo cutâneo plantar.

As manifestações evolutivas são aquelas que nasce com a criança ( reflexas ou automáticas) e que desaparecem para dar lugar para manifestações cuja atividade é a mesma porém, com caráter evolutivo e que posteriormente tornam-se automáticas como, por exemplo: sucção, apreensão, marcha reflexa.

Podemos identificar o desenvolvimento motor numa criança através das características que devem estar presentes em cada idade como os movimentos, expressados em forma de reflexos ou reações. Cada reflexo ou reação tem suas características e importância na vida da criança.

Reflexos Arcaicos Como já citado, são aqueles que nasce com a criança e vão desaparecer em uma determinada idade. Eles caracterizarão as atividades voluntárias desenvolvidas mais tarde. São:

1. Reflexo de apreensão dos dedos das mãos e dos pés A criança apreende qualquer objeto colocado na superfície de seus dedos. Estar presente no recém nascido e desaparece por volta dos 7 aos 9 meses.

2. Reflexo de sucção É muito importante no recém nascido e sua ausência indica grave sofrimento do sistema nervoso. Para testá-lo é só colocar o dedo na boca da criança e se o reflexo estiver presente, ela vai sugá - lo. Estar presente no recém nascido e desaparece por volta dos 3 meses.

3.Reflexo de voracidade ou dos 4 pontos cardeais ou reflexo de procura
Quando se estimula um canto da boca da crianças, ela desloca a face em direção contrária ao estímulo. Estar presente no recém nascido e dura até os 3 meses.

4. Reflexo de apoio plantar


Ao suspender a criança pelas axilas e fazer com que as pontas dos pés dela toque na mesa, ela vai fazer um apoio plantar. Estar presente no recém nascido e dura até os três meses.

5. Marcha reflexa

Ao suspender o recém nascido, fazendo com que os seus pés toquem numa superfície e ao mesmo tempo o impulsiona para frente, a criança desencadeará uma marcha reflexa. Nasce com a criança e desaparece por volta dos 3 meses.

6.Reflexo de moro


É um reflexo desencadeado por vários estímulos, como : sonoro, visual... Para identificar a sua presença, o examinador, por exemplo, bate palmas na frente da criança. A criança terá duas fases de reação distintas :

1°fase - a criança abre os braços e mãos e faz extensão do cotovelo;

2° fase - a criança volta ao normal, fechando os braços e fletindo-se como um auto abrasamento. Esta fase é a que primeiro desaparece.

O reflexo estar presente ao nascer e desaparece por volta dos 3 a 4 meses de vida.

7.Reflexo cutâneo plantar

É importante saber diferenciá-lo do reflexo de apreeção e mais tarde de Babinsk. Quando se estimula a borda do pé, a criança responde com extensão do hálux e abertura dos outros dedos em forma de leque ou os fletem. A partir de um ano de vida, a reação será de flexão de todos os dedos do pé, inclusive do hálux. O reflexo estar presente até 1 ano de vida e a partir disto, ele só aparecerá em situações patológicas e terá o nome de Babinsk.


Autora: Débora Oliveira
  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.