Algumas patologias abordadas na Fisioterapia Neurológica







Resultado de imagem para fisioterapia neurologica

A fisioterapia Neurológica têm o objetivo de analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente. O objetivo do tratamento é minimizar os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível. Os resultados variam por muitas razões, por exemplo, grau do dano neurológico permanente, quais partes do sistema nervoso são afetadas, idade e capacidade anteriores do paciente, estado mental, motivação do paciente e condições associadas.

A Fisioterapia Neurológica – também chamada de Fisioterapia Neurofuncional – ocupa-se das limitações de movimentos decorrentes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso.

É uma área que requer muito conhecimento, dedicação e trabalho contínuo. Os casos muitas vezes são delicados e avançam lentamente. Mas os resultados podem ser surpreendentes!

Os pacientes com incapacidades neurológicas podem apresentar distúrbios de movimento complexos e extensos, além de danos sensoriais e cognitivos necessitando da fisioterapia neurológica.

A solução destas disfunções pode ser considerada em ambos os contextos: tanto o do fisioterapeuta, que identifica os problemas do paciente e lança mão de recursos e técnicas fisioterapêuticas neurológicas para o tratamento global do indivíduo, quanto o do próprio paciente, que aprende a lutar com o déficit de movimento através de estratégias compensatórias.

A recuperação das funções perdidas é o objetivo final da fisioterapia neurológica e, vários são os meios para alcançá-la.

A Fisioterapia em Neurologia pode ser dividida em duas grandes áreas: adulto e infantil.

Algumas das patologias abordadas na fisioterapia neurológica são:

Pacientes com Acidente Vascular Encefálico (A.V.E);

Pacientes com Traumatismos Cranianos (T.C.E);

Pacientes com Traumas Raqui-Medulares (T.R.M);

Pacientes portadores de Paralisia Cerebral;

Pacientes portadores de Mielomeningocele;

Pacientes com Lesão em Plexo Braquial;

Pacientes portadores de Paralisias Faciais

Entre outros.

Publicado em 04/08/11 e revisado em 08/11/19
  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.