Bobath aplicado à Fisioterapia Neurológica










O método possui uma origem que nos remete ao início dos anos 40. Foi neste período que o conceito foi desenvolvido pelo casal Berta Bobath, uma Fisioterapeuta, e pelo Dr. Karel Bobath, um Médico.

O Método Bobath tem como finalidade de prevenir deformidades, o desenvolvimento neuropsicomotor, assim trazendo o paciente o mais rápido as suas atividades de vida diárias, sendo assim quanto mais cedo for diagnosticado a patologia e for encaminhado a fisioterapia, o paciente tem a possibilidade de uma melhor qualidade de vida.

Os padrões posturais primitivos são enfatizados neste tipo de tratamento, por meio da inibição e integração dos mesmos. Desta forma, as reações posturais normais são promovidas, objetivando assim a normalização do tônus anormal.

A meta é ter uma continuação da sessão de tratamento na vida cotidiana efetivo do tratamento seguinte. A continuação na verdade, o aprendizado motor, uma mudança relativamente permanente na capacidade de resposta. A meta é conquistar o melhor funcionamento possível. As metas das sessões de tratamento são direcionadas para uma tarefa funcional. O processo pelo qual isso é alcançado inclui os movimentos e iniciadas pelas crianças. (ex. alongamentos muscular) para capacitar a desempenhar suas tarefas, podendo  facilitar inicialmente e guiar os movimentos quando necessários, para diminuir ou prevenir os movimentos compensatórios anormais.

A abordagem fisioterapêutica, através do método Bobath tem como finalidade preparar a criança para uma função, manter ou aprimorar as já existentes, atuando sempre de forma a adequar a espasticidade.

Entretanto, o prognóstico depende evidentemente do grau de dificuldade motora, da intensidade de retrações e deformidades esqueléticas e da disponibilidade e qualidade da reabilitação

O tratamento cinesioterapêutico, através do Conceito Bobath apresenta uma visão global do ser humano e tem como objetivos inibir os movimentos patológicos e influenciar os normais, promovendo uma melhora na funcionalidade, reduzindo a espasticidade e favorecendo movimentos automáticos e voluntários pré-funcionais.

Curso Online de Doenças Neuromusculares

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional

  • Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Exercícios Físicos no Controle da Dor
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.