Bobath aplicado à Fisioterapia Neurológica










O método possui uma origem que nos remete ao início dos anos 40. Foi neste período que o conceito foi desenvolvido pelo casal Berta Bobath, uma Fisioterapeuta, e pelo Dr. Karel Bobath, um Médico.

O Método Bobath tem como finalidade de prevenir deformidades, o desenvolvimento neuropsicomotor, assim trazendo o paciente o mais rápido as suas atividades de vida diárias, sendo assim quanto mais cedo for diagnosticado a patologia e for encaminhado a fisioterapia, o paciente tem a possibilidade de uma melhor qualidade de vida.

Os padrões posturais primitivos são enfatizados neste tipo de tratamento, por meio da inibição e integração dos mesmos. Desta forma, as reações posturais normais são promovidas, objetivando assim a normalização do tônus anormal.

A meta é ter uma continuação da sessão de tratamento na vida cotidiana efetivo do tratamento seguinte. A continuação na verdade, o aprendizado motor, uma mudança relativamente permanente na capacidade de resposta. A meta é conquistar o melhor funcionamento possível. As metas das sessões de tratamento são direcionadas para uma tarefa funcional. O processo pelo qual isso é alcançado inclui os movimentos e iniciadas pelas crianças. (ex. alongamentos muscular) para capacitar a desempenhar suas tarefas, podendo  facilitar inicialmente e guiar os movimentos quando necessários, para diminuir ou prevenir os movimentos compensatórios anormais.

A abordagem fisioterapêutica, através do método Bobath tem como finalidade preparar a criança para uma função, manter ou aprimorar as já existentes, atuando sempre de forma a adequar a espasticidade.

Entretanto, o prognóstico depende evidentemente do grau de dificuldade motora, da intensidade de retrações e deformidades esqueléticas e da disponibilidade e qualidade da reabilitação

O tratamento cinesioterapêutico, através do Conceito Bobath apresenta uma visão global do ser humano e tem como objetivos inibir os movimentos patológicos e influenciar os normais, promovendo uma melhora na funcionalidade, reduzindo a espasticidade e favorecendo movimentos automáticos e voluntários pré-funcionais.

Curso Online de Doenças Neuromusculares

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.