Saiba mais sobre o método Padovan


>



http://3.bp.blogspot.com/-yF7PWu01ggU/UfnbYnyQKxI/AAAAAAAABlM/GxjOcBtMPLQ/s1600/enurisis+dejar+el+pan%CC%83al+padomat+metodo+padovan.jpg

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso. Ele atua na aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

Acesse o Faça Fisioterapia

O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético mas, para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.

Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso .

A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.


Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment