Novo teste é capaz de detectar Alzheimer em estágio inicial, demonstra estudo







Qual a diferença entre Fisiatria e Fisioterapia?

Toda doença fica mais difícil de ser tratada quando é diagnosticada tardiamente: de males físicos como o câncer até problemas cognitivos como a doença de Alzheimer. Porém, os problemas cognitivos nem sempre são fáceis de serem mensurados, principalmente nos primeiros estágios da doença.

Pensando nisso, pesquisadores do Ohio State University Wexner Medical Center, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste simples que pode detectar esse tipo de problema precocemente. Um estudo sobre o teste foi publicado no dia 13 de janeiro no Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences.

A técnica consiste é um teste de caneta e papel que leva 15 minutos para ser aplicado. Para testar a eficácia do exame, os pesquisadores o realizaram em 45 comunidades, totalizando 1047 indivíduos com mais de 50 anos testados. 28% dessas pessoas foram diagnosticadas com algum déficit cognitivo.

O teste é um questionário que avalia cinco quesitos:

- Orientação - tanto do uso da fala quanto a noção de datas
- Linguagem - pensando tanto na fluência verbal quanto associação de figuras e palavras
- Raciocínio - levando em conta tanto ideias abstratas quanto cálculos
- Noção de espaço - com construção em 3D
- Execução e habilidades de memória - com teste de resolução de problemas

No total os testados podem chegar a até 22 pontos. A maior vantagem da técnica é que ela não demora e pode inclusive pode inclusive ser realizado pelo próprio paciente até mesmo em casa. Só é preciso a avaliação do resultado feita por um profissional, o que permite a aplicação em larga escala.


Os sintomas do Alzheimer, muitas vezes vão além do simples esquecimento do dia a dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Essas mudanças impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas.


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.