Sabendo mais sobre Ataxia








Ataxia ou incoordenação dos movimentos, é um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico. A ataxia é frequentemente causada por uma perda da função do cerebelo (parte do cérebro que serve como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que interligam o cerebelo e a medula.

A ataxia pode afetar os movimentos dos dedos, as mãos, os braços, as pernas, o corpo, a fala ou o movimento dos olhos. Algumas vezes, a ataxia aparece subitamente, outras vezes, gradualmente.

Essa perda de coordenação pode ser causada por diversas condições médicas ou neurológicas; portanto, é importante que se procure auxílio médico para determinar a causa subjacente do sintoma e obter o tratamento apropriado.

Existem algumas doenças hereditárias que provocam degeneração cerebelar (ou espinocerebelar), sendo as mais frequentes a Ataxia de Friedreich e a Doença de Machado-Joseph. Várias mutações já foram identificadas e testes genéticos estão disponíveis para diagnóstico e aconselhamento genético em situações de pesquisa.

Entre as possíveis causas adquiridas incluem-se:

trauma craniano
derrame ou hemorragia cerebral
tumores cerebrais
pós-infecção
exposição a certas drogas ou tóxicos
hipotiroidismo
deficiência de vitaminas
alguns tipos de câncer (p.ex. de ovário ou de pulmão)
esclerose múltipla
sífilis
entre outros

O tratamento da ataxia busca corrigir a causa para promover uma recuperação do paciente. Quando isto não é possível, a terapêutica envolve o uso de dispositivos adaptados para permitir ao indivíduo manter o máximo de autonomia.

Tais dispositivos podem incluir bengalas, muletas, andadores ou cadeiras de rodas para aqueles com dificuldades de caminhar; dispositivos para auxílio na escrita, na alimentação e nos cuidados pessoais para aqueles com dificuldades na coordenação de mãos e braços, e aparelhos de comunicação para aqueles com dificuldades de fala.

Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Exercícios Físicos no Controle da Dor
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.