Sabendo mais sobre Ataxia








Ataxia ou incoordenação dos movimentos, é um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico. A ataxia é frequentemente causada por uma perda da função do cerebelo (parte do cérebro que serve como centro de coordenação), medula espinhal ou das vias condutoras que interligam o cerebelo e a medula.

A ataxia pode afetar os movimentos dos dedos, as mãos, os braços, as pernas, o corpo, a fala ou o movimento dos olhos. Algumas vezes, a ataxia aparece subitamente, outras vezes, gradualmente.

Essa perda de coordenação pode ser causada por diversas condições médicas ou neurológicas; portanto, é importante que se procure auxílio médico para determinar a causa subjacente do sintoma e obter o tratamento apropriado.

Existem algumas doenças hereditárias que provocam degeneração cerebelar (ou espinocerebelar), sendo as mais frequentes a Ataxia de Friedreich e a Doença de Machado-Joseph. Várias mutações já foram identificadas e testes genéticos estão disponíveis para diagnóstico e aconselhamento genético em situações de pesquisa.

Entre as possíveis causas adquiridas incluem-se:

trauma craniano
derrame ou hemorragia cerebral
tumores cerebrais
pós-infecção
exposição a certas drogas ou tóxicos
hipotiroidismo
deficiência de vitaminas
alguns tipos de câncer (p.ex. de ovário ou de pulmão)
esclerose múltipla
sífilis
entre outros

O tratamento da ataxia busca corrigir a causa para promover uma recuperação do paciente. Quando isto não é possível, a terapêutica envolve o uso de dispositivos adaptados para permitir ao indivíduo manter o máximo de autonomia.

Tais dispositivos podem incluir bengalas, muletas, andadores ou cadeiras de rodas para aqueles com dificuldades de caminhar; dispositivos para auxílio na escrita, na alimentação e nos cuidados pessoais para aqueles com dificuldades na coordenação de mãos e braços, e aparelhos de comunicação para aqueles com dificuldades de fala.
  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.