Fisioterapia na Paralisia Facial


>




A Paralisia facial periférica é causada por uma lesão do nervo da face e geralmente traz constrangimentos sociais à pessoa. O principal motivo de grande parte dos pacientes com esta lesão escolher um tratamento fisioterápico domiciliar é justamente evitar tais constrangimentos, mas outras vantagens como o conforto do lar e a praticidade de não necessitar de deslocamento também são razões para tal escolha.

O que é a paralisia facial periférica?

É uma paralisia reversível de um lado da face do rosto.

Sinais e sintomas

A pessoa inicialmente pode perceber um incômodo e dormência do lado afetado e pequenas dificuldades ao abrir a boca e fechar os olhos. Dores no ouvido às vezes também são relatados.

Causas da paralisia facial periférica

Acontece devido uma compressão ou lesão do nervo facial que inerva todo um lado da face, mas o motivo disto não é tão fácil de ser diagnosticado. Podemos citar infecções auditivas, traumas diretos no rosto ou até mesmo exposição à mudanças drásticas de temperatura.

Consequências

O paciente apresenta dificuldades em fechar os olhos, sorrir, abrir e fechar a boca e para alimentar-se. Toda a expressão facial como enrugar a testa, juntar as sobrancelhas, mexer as narinas, fazer biquinho com os lábios ficam reduzidas ou ausentes do lado afetado. Além disso, pode apresentar dormência e dor. Por não conseguir fechar completamente o olho, pode acontecer ressecamento da retina e ardor. A dificuldade em mastigar leva a pessoa morder a bochecha causando feridas.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da paralisia facial periférica?

Ao aparecer os primeiros sintomas, a fisioterapia deve ser logo iniciada. Uma boa orientação evitará que graves conseqüências ocorram e perdurem por toda vida do paciente. Séries de relaxamento e treinamento da musculatura da face serão conduzidas nos períodos corretos e de acordo com a evolução do tratamento. Como é uma disfunção que acontece no rosto, grande parte destes pacientes sentem-se envergonhados e com baixa auto-estima, daí a importância do tratamento ser realizado o mais rápido possível e também apresentar uma boa adesão as às sessões fisioterápicas. Estas sessões podem ser realizadas em seu lar.




Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment