Apraxia da Marcha







Praticando Fisio | Fases da Marcha Humana – Biomecânica da Marcha


A apraxia é uma desordem neurológica que se caracteriza por perda da habilidade para executar movimentos e gestos precisos, apesar do paciente ter a vontade e a habilidade física para executá-los.

Resulta de disfunções nos hemisférios cerebrais, sobretudo do lobo parietal. Caracteriza-se, mais especificamente, na diminuição da capacidade para executar atividades motoras apesar das capacidades motoras, a função sensorial e a compreensão da tarefa requerida estarem intactas. Leva à diminuição das capacidades de pantomima da utilização de objetos (por exemplo, escovar o cabelo) e da capacidade de execução de atos motores conhecidos (por exemplo, acenar em adeus).

A apraxia de marcha, como o nome indica, corresponde à impossibilidade de realizar os movimentos necessários para andar. Estes doentes, são capazes de cruzar as pernas quando estão sentados, de bater com os pés no chão alternadamente, de fazer movimentos de bicicleta quando estão deitados, mas não conseguem realizar os movimentos necessários para executar a marcha. 

A apraxia da marcha se caracteriza por:

  • Reações de endireitamento e reações de suporte inapropriado nas transferências de posturas de decúbitos/sentado para postura ortostática;
  • Desequilíbrio enquanto andam;
  • Movimentos cinéticos desnecessários;
  • Desordens motoras, incluindo dificuldade de iniciar a marcha, ritmos irregulares (velocidade, tamanho e duração dos passos), movimentos incoordenados do tronco, MMII e balanço dos braços e dificuldade para realizar a mudança de direção. A mudança de direção geralmente é acompanhada de múltiplos pequenos passos, podendo ocorrer interrupção súbita da marcha, principalmente quando se há obstáculos.

De forma geral, o tratamento de pacientes com apraxia inclui fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Se a apraxia é um sintoma de outra doença, esta deve receber o tratamento adequado e o prognóstico depende do sucesso da terapia da doença de base.

Publicado em 24/07/13 e revisado em 17/11/21


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.