Saiba tudo sobre Terapia por Restrição e Indução do Movimento (TRIM)








A Terapia por Restrição e Indução do Movimento (TRIM) consiste em uma técnica pela qual o paciente deve reduzir o uso do membro superior contralateral, encorajando a realização de atividades funcionais com o membro superior afetado, a fim de aumentar ou restabelecer a função motora do membro superior deficiente. Ela enfatiza o uso repetitivo do membro afetado durante as atividades de vida diária, visando maximizar ou restabelecer a função motora do membro superior parético.

Um dos princípios de aplicação da TRIM se baseia no não uso aprendido. Ou seja, após o AVC é observado uma diminuição nas áreas de representação cortical dos músculos afetados. Para tentar superar ou diminuir os efeitos do não uso aprendido, a TRIM ou uso forçado, tem demonstrado aumentar as mudanças plásticas favoráveis à recuperação.

Atualmente, a TRIM envolve três princípios fundamentais: o uso forçado da mão afetada contendo o braço intacto, treinamento dos movimentos da mão afetada e a junção da prática de ambos os elementos.

 A primeira parte do protocolo da TRIM consiste da restrição do membro superior não acometida para que as atividades de vida diária do paciente sejam realizadas com o membro superior, a restrição é realizada com um dispositivo em forma de luva por aproximadamente cerca de 90% do tempo que o paciente permanece em vígilia durante o período de tratamento, dessa forma o paciente durante o tempo de tratamento fica impedido de compensar o uso do membro superior.

A segunda parte do protocolo da TRIM consiste do treinamento diário do membro superior por cerca de 6 horas diárias, esse treinamento é supervisionado pelo profissional de reabilitação. O protocolo completo de tratamento é administrado durante o período de 14 dias consecutivos, sendo o treinamento somente administrado durante os 10 dias úteis de tratamento.
  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.