Esclerose múltipla e a genética







As mulheres com esclerose múltipla são mais propensas que os homens portadores da doença a ter um gene supostamente ligado à enfermidade, de acordo com um novo estudo.

A descoberta pode ajudar pesquisadores a obterem mais informações sobre o desenvolvimento da esclerose múltipla, que está se tornando mais comum especialmente entre as mulheres, ao menos pelo que indicam os diagnósticos.

Embora ninguém saiba o que causa a doença, os cientistas suspeitam que algumas pessoas são geneticamente suscetíveis e algo no ambiente desencadeia o problema.

O novo estudo examinou os genes em 1055 famílias nas quais ao menos uma pessoa possui esclerose múltipla – 7093 pessoas no total.

Entre os que tinham a doença, mulheres eram 1,4 vezes mais propensas que homens a terem uma variação genética no gene chamado HLA, que tem sido associado ao diagnóstico de esclerose múltipla. A descoberta foi divulgada na edição online de 5 de janeiro da Neurology.

"Nossa descoberta também mostra que as mulheres com a variação genética do HLA são mais propensas a transmitires o gene alterado para seus familiares do que os homens", afirma o co-autor do estudo, George C. Ebers, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

"Parece que quanto menos a partilha genéticas entre os indivíduos, maior é a interação entre o sexo feminino e da herança da variante do gene HLA", afirma Orhun Kantarci, da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota, autor de um comentário que acompanha o estudo. "A descoberta abre caminho para futuros estudos sobre estes genes, o que esperamos que nos ajude a compreender como acontece a herança de doenças complexas como esclerose múltipla."Entretanto, entre aqueles mais propensos a herdar o gene alterado, parentes de segundo grau (como tios, seus sobrinhos e sobrinhas) enfrentam maior risco de ter a doença do que parentes de primeiro grau (como irmãos, pais e filhos), segundo os pesquisadores.


  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.