Principal Objetivo da Fisioterapia Neurofuncional









Os profissionais que trabalham nesta área desenvolvem ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da capacidade funcional de pessoas com condições clínicas que danificam o Sistema Nervoso Central (SNC) e/ou Sistema Nervoso Periférico (SNP). Em outras palavras, eles levam os pacientes a desempenhar suas atividades de vida diária como faziam antes da doença ou lesão e, quando não é possível uma recuperação completa, tentam readaptar as tarefas para que sejam executadas de uma forma mais simples.

Cursos online de Fisioterapia

Ebooks sobre Fisioterapi

Nessa profissão, o principal objetivo é melhorar as funções sensoriomotoras em pacientes das mais variadas idades. Para isso, o especialista estuda o caso e programa uma série de exercícios e estímulos para reativar a sensibilidade do corpo.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que tem um AVC e passa a apresentar dificuldades para andar, comer, escovar os dentes ou até mesmo para pentear os cabelos. Nesses casos, o fisioterapeuta neurofuncional monta uma agenda para a recuperação e acompanha passo a passo a evolução do paciente.

Em alguns casos, é possível recuperar a função do corpo perdida ou afetada completamente. Em outros, a pessoa terá que se adaptar a uma nova realidade para o resto da vida (como quem fica paraplégico). Existem ainda doenças incuráveis para as quais o profissional age com medidas paliativas, isto é, ele vai contribuir para diminuir ou retardar os danos da enfermidade.

Veja a seguir em quais doenças e casos a Fisioterapia Neurofuncional é necessária:

  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose múltipla;
  • Hidrocefalia;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Derrame e paralisia cerebrais.

  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.